Karine Spindola de Oliveira [21:44]: Seguem abaixo as perguntas respondidas (minha parte)para a elaboração do relatório do estágio II:
* Qual foi a questão central do planejamento? R.: Elementos visuais nas obras de Romero Britto.
*Para atingirmos a questão central quais conteúdos foram trabalhados? R.: Formas, retas, pontos, cores: primárias, secundárias, frias, quentes e noções sobre Pop Art e Cubismo.
*Quais dificuldades enfrentamos para colocar o planejamento em ação? R.: Tempo curto e falta de pincéis de pêlo como recurso material.
Elzi Magalhães Dourado [14:40]: Elzi Magalhães Dourado [14:39]: MInha parte nas perguntas auxiliares na elaboração do relatório:Quais questões ampliamos a partir da concretização do planejamento?A questão ou assunto trabalhado dá margem para outras questões ou asssuntos/temáticas a serem trabalhadas?Quais?R- procuramos chamar atenção dos alunos quanto à valorização da arte e do artista brasileiro e mostramos a eles os outros estilos artísticos utilizados por Romero Britto em suas obras,como,Mona Lisa (Renascimento),Abaporu(Modernismo), a Pop Art e as influências do Cubismo.Ou seja,seu trabalho é uma produção artística que valoriza outros estilos artísticos.Sim,uma outra temática a ser explorada pode ser a função social da arte(como expressar sentimentos e a cultura de massa,quando suas obras passam a ilustrar produtos industrializados,como água de coco,sabão em pó,etc.
Leidiane Dias de Sousa [ 15/06/10, 10:52]: Segue abaixo minha parte das perguntas e suas respostas:
1) De onde partimos? Nosso ponto de partida foi o artista Romero Britto e os elementos visuais encontrados em suas obras.
2) Quais eram os nossos objetivos? Conduzir o aluno a reconhecer os elementos visuais nas obras de Romero Britto.
3) O que queríamos que nossos alunos aprendessem ou mesmo compreendessem? Queriamos que eles conhecessem o artista e suas obras e identificassem nelas os conteudos já trabalhados, como formas e cores e tivem noção de Cubismo e Pop Art.
Gêisson Esteves de Alcântara [ 15/06/10, 20:52]: O que fizemos superá-las? Dentro dos nossos objetivos o grupo propôs a compra de materiais didáticos como: Tintas Guanche diversas cores e reproveitamento de papéis reciclados. Tendo em vista ausência de pincéis. Sendo que os próprios alunos utilizaram o seus dedos como improviso dos pincéis. Quanto os contornos da obra eles usaram a criatividade de utilizar a ponto do lápis para fazer os cortonos dos desenhos utilizando a tinta preta.
Foi gravado um vídeo retirado do site You Tube das obras de Romero Britto. Onde os alunos teve como referência os elementos visuais de Romero Britto. Nesse processo fizemos a gravação de DVD para rodar em aparelho de DVD ou Data Show, levando em consideração para não ter falha técnica na apresentação deste vídeo.
Como registramos o processo individuais? O registro foi utilizado os seguintes recursos: máquina fotográfica digital compacta para a filmagem. E uma máquina fotográfica canon 50D.
Como os alunos registraram os seus processos individuais? Através das suas produções em folha de papel A4.